Lagoa para Sempre (LPS) é uma coalização de organizações da sociedade civil, pescadores artesanais, ambientalistas, moradores, líderes comunitários e religiosos, artistas, esportistas, cientistas e empresários que atuam na defesa do patrimônio natural, histórico-cultural, social e cênico da Região Oceânica de Niterói, situada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Criado em 2017, a luta prioritária do LPS neste momento é assegurar a integridade territorial do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET.
O PESET encontra-se ameaçado de perder terras e habitats valiosos devido à ação de grandes construtoras, que contam com apoio da direção da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Niterói e aliados.
Onde Atuamos
O território de atuação do Lagoa para Sempre é a Região Oceânica de Niterói, que corresponde a bacia hidrográfica das Lagunas de Piratininga e Itaipu, acrescido do mar adjacente. Clique aqui para saber o que é uma bacia hidrográfica.
A superfície terrestre do território é de 52 km² (5.200 ha), abrangendo 39% do território de Niterói.
O litoral se estende por 21 km entre as pontas de Santa Cruz, na entrada da Baia de Guanabara, e a ponta de Itaipuaçu, na divisa com Maricá, reunindo costões rochosos, dez praias (Forte, Imbuí, Havaizinho, Prainha de Piratininga, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu, Prainha de Itacoatiara e Itacoatiara) e os molhes do canal de Itaipu.
O patrimônio natural é constituído pelas lagunas de Piratininga e Itaipu e seus rios afluentes e remanescentes de mata atlântica, restingas, manguezais e brejos, além de dunas, praias, costões rochosos, mar e três áreas protegidas: Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), Parque Natural de Niterói (PARNIT) e Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu).
O patrimônio histórico reúne o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) as, ruínas, cemitério, os sítios arqueológicos mais antigos do litoral brasileiro, datados de oito mil anos atrás, bem como os Fortes Rio Branco e Imbuí e a Fortaleza de Santa Cruz. O território foi habitado pelo Povo Sambaquieiro e pelos índios Tupinambás, nossos antepassados.
O território abrange os bairros de Jardim Imbuí, Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Cafubá, Cantagalo, Jacaré, Santo Antônio, Serra Grande, Maravista e Engenho do Mato. Neles vivem mais de 70 mil pessoas, incluindo comunidades de pescadores artesanais e descendentes de quilombolas.